domingo, 29 de abril de 2012

COM A CHEGADA DAS PASTAGENS DE INVERNO

Geralmente após um período de restrição alimentar como ocorreu nos meses anteriores em decorrência da seca, onde produtores sofreram com a falta de silagem ou feno, observaram-se problemas com o rebanho o que refletiu em queda da produção leiteira, emagrecimento, debilitação e enfraquecimento dos animais.
Mas, o problema maior é que estas fêmeas podem ficar com leves ou graves distúrbios reprodutivos. Distúrbios estes que poderão ser desde atrasos no aparecimento de cio fértil após o parto como retenção de placenta, infecções uterinas e infertilidade permanente.
A carência de nutrientes é mais grave nas novilhas que ainda estão desenvolvendo o seu organismo e já se encontram prenhas e nas vacas de alta produção (acima de 25 litros/dia ) que não recebem suplementação no cocho, do que nas vacas de produção inferior. Todas estas dificuldades tendem a se findar com a chegada das pastagens de inverno, mesmo que tardiamente. A aveia e principalmente o azevém possuem muitos nutrientes entre eles as proteínas e pró-vitaminas (A D E), além de serem de ótima palatabilidade e digestibilidade, as vacas gostam mesmo.
O uso racional da cerca elétrica é de grande valia para que possamos triplicar a área de utilização das pastagens, e desta forma fornecer sempre uma forragem tenra e nutritiva por mais tempo possível. Além do piqueteamento poderemos utilizar o plantio escalonado (2,3,4 áreas plantadas em épocas diferentes) e a adubação com nitrogênio.
Apesar das pastagens de inverno ser excelentes para a produção e para a engorda deve-se alertar ao risco de descalcificação que elas trazem. É, as pastagens de aveia e azevém são muito energéticas e forçam os animais a produzirem leite, porém são  muito pobres em Cálcio e Fósforo, pouco contribuindo com esses elementos. Comumente vemos vacas gordas recém paridas serem cometidas pela Febre do Parto ou Febre Vitular em meses de plena utilização de pastagens destas espécies supracitadas.

Portanto cuidado!

Utilize sal mineral de boa qualidade e em quantidade recomendada para cada animal conforme a produção e o peso vivo dos animais. E para vacas em final de gestação, no último mês, recomenda-se o uso do sal mineral Pré- Parto para tentar evitar a febre vitular. Bem alimentadas e bem suplementadas as vacas superarão as deficiências em pouco tempo e se tornarão novamente produtivas.
Foto 2: Aveia na proprieadade de Jeferson Berti, Três de Maio (21/05/2012)
Foto 3: Eladio Dalcin mostrando a aveia na propriedade, Jóia-RS (10/05/2012).

Matéria de: Rodrigo de Mattos Zambon
Fotos: Alencar Schneider e Gabriel da Silva.

Nenhum comentário: