segunda-feira, 21 de maio de 2012

BALDE CHEIO: TÉCNICOS DA BRF REALIZAM TROCA DE EXPERIÊNCIAS

No intuito de promover o fomento a propriedades leiteiras no RS, a BRF Brasil Foods S.A vem, por intermédio da Cooperideal (Cooperativa para a Inovação e Desenvolvimento da Atividade Leiteira); desenvolvendo o Projeto Balde Cheio, projeto esse que tem por finalidade levar até as propriedades assistidas, tecnologias que possibilitem aos produtores maior renda/lucro com menores custos.
Com essa proposta, os técnicos da empresa acompanham as visitas feitas pela Cooperideal e, após treinados, passam a multiplicar esses conhecimentos e tecnologias em outras propriedades, a fim de fidelizar produtores e auxiliá-los nas tomadas de decisões dentro de suas unidades de produção.
No dia de hoje (21); como parte deste treinamento e sob a coordenação de Moisés Araújo, os técnicos da empresa estiveram visitando a propriedade do Sr. Jeferson/Isolde Berti, na localidade Esquina Bela Vista, Três de Maio. Conhecer as praticas de manejo que o mesmo adota em sua propriedade, bem como seus respectivos indicadores (econômicos e zootécnicos); fora um dos objetivos da visita.
Foto 1: Equipe Técnica durante a tarde de campo com o produtor.

Num primeiro momento, o técnico Anderson Danette explanou os resultados atingidos nos últimos 12 meses na atividade leiteira. Dentre eles, o que mais chama a atenção é o baixo custo de produção (em torno de 0,18 centavos por litro, sendo que o custo médio das propriedades assistidas e com produção semelhante gira em torno de 0,32 a 0,36 centavos). Tal indicador se deve ao fato do produtor em questão não fornecer alimentos concentrados aos animais lactantes, oferecendo apenas alimentos volumosos de alta qualidade, provindos de uma área de 12 hectares utilizados para a produção leiteira. Tal área recebe com freqüência dejetos de suínos produzidos na propriedade, o que permite uma produtividade da terra superior a 10.000 litros de leite/há/ano, índice este que por sua vez é considerado satisfatório mediante ao sistema adotado.
Foto 2: Técnico Anderson Danette apresentando os indicadores da propriedade.

      Atualmente a propriedade produz em torno de 410 litros de leite/dia, obtidos da ordenha de 28 vacas em lactação alimentadas exclusivamente com pastagem/silagem de aveia e minerais.
Foto 3: Pastagem de aveia em sistema de pastejo rotacionado.

Durante a visita, Berti salientou a importância da assistência técnica para permanência do produtor na atividade e garantir a qualidade de vida no campo. Ele relata que por meio do programa balde cheio, passou a realizar anotações e controlar suas despesas/receitas, bem como a tomar decisões baseadas nos indicadores atingidos, realidade esta que ate então não era observada.
Foto 4: Técnico Gilson Gerlach mostra o alto potencial da aveia bem adubada.

Percebe-se, segundo o depoimento, que o programa fora, sem duvida alguma, fundamental para a evolução e ao mesmo tempo satisfação dos envolvidos para com a atividade. Fica explicita pela parte do produtor a vontade em continuar a receber o acompanhamento e, para os técnicos, a necessidade/motivação em absorver e aperfeiçoar cada vez mais conhecimentos, convertendo-os em resultados, crescimento profissional e fidelização.

Mais fotos da tarde de campo:
Fotos: Clécio Capeletti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário