domingo, 20 de maio de 2012

200 DIAS DE ESTIAGEM AFETAM A PRODUÇÃO LEITEIRA NO RS

A estiagem que afeta todo o Rio Grande do Sul está causando impactos na área da agricultura e pecuária, desde novembro de 2011 não chove em volume significativo capaz de amenizar a situação. Atualmente são 291 municípios em situação de emergência.



Foto: Diego Vara.

Desde o inicio do ano a produção de leite caiu 10% em relação aos 9 milhões de litros diários produzidos em janeiro, essa perda é reflexo da falta de água nas principais bacias leiteiras e do período de transição de pastagens para o gado. Situação esta que ainda poderá ser agravada pelo fato dos produtores estarem fornecendo silagem de milho e feno estocado para amenizar as perdas, assim os efeitos devem ser sentidos ainda nos próximos meses, pois as pastagens de inverno não estão se desenvolvendo e o estoque de alimentos está sendo fornecido antecipadamente, coisa que só aconteceria em junho e julho.

A principal preocupação neste momento é com os reservatórios e cursos d’ água, pois as pastagens ainda possuem condições de se recuperar, porém o gado precisa de água de qualidade para manter os níveis de produção.

Além dos prejuízos gerados nas lavouras de soja, onde foi possível verificar baixas produtividades, o plantio das áreas de trigo também esta atrasado, produtores aguardam a chuva para iniciar o plantio das lavouras.
Apesar deste cenário, as previsões de chuva são animadoras, pois as pastagens se recuperam rapidamente.
A foto acima mostra um reservatório de água da propriedade de Jeferson Berti, de Três de Maio, que foi afetado pela estiagem prejudicando a quantidade e a qualidade da água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário