sábado, 3 de agosto de 2013

FATORES QUE AFETAM A GORDURA DO LEITE

As mudanças climáticas que vêm ocorrendo nos últimos dias estão afetando a qualidade das forragens de inverno, acarretando em queda no fornecimento de nutrientes e redução da digestibilidade das forragens, em consequência da baixa qualidade da fibra fornecida na alimentação.
Foto: Veterinário Maílson Poczynek (Guarapuava/PR)
Com a redução na quantidade de fibra efetiva das pastagens (aveia e azevém em ciclo adiantado), o produtor tende a aumentar o fornecimento de carboidratos prontamente disponíveis na dieta (silagem de milho/ração), fornecendo aos animais dietas com baixa proporção de forragem e alta proporção de grãos. Quando a silagem de milho é incluída na dieta, substitui-se uma fonte de fibra longa (forragens) para uma fibra demasiadamente picada, reduzindo assim a capacidade da fibra em manter a atividade ruminal do rúmen. 
Este fato provoca a redução da produção de leite e queda na síntese de gordura do leite, podendo inclusive, em casos extremos, ocasionar condenações de leite quando o resultado do tanque/caminhão for menor do que determina a legislação (3% de gordura).
Portanto, a síntese de gordura do leite na glândula mamária responde diretamente a alterações no padrão de fermentação ruminal. A fibra é o componente da dieta que mais afeta a manutenção da gordura no leite e, com a redução na qualidade das forragens, deve-se estar atento ao balanço de fibra na dieta total das vacas lactantes.
Nesse contexto, recomenda-se ficar atento aos resultados de gordura do leite, principalmente entre os maiores produtores, onde se verifica a situação acima.

ALGUMAS DICAS/SUGESTÕES:

1.       A dieta deve ser balanceada com frequência .

2.       Forneça fonte de fibra longa aos animais (Feno de alta qualidade).

3.       Forneça tamponante aos animais.

4.       Maximize o fornecimento de forragens de alta qualidade.