quinta-feira, 23 de agosto de 2012

GRANJA ORTIZ SEDIOU EVENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO LEITEIRA

A localidade de Rincão dos Maciel, localizada no município de Pirapó/RS, esteve movimentada no dia 22 de agosto. Com o objetivo de mostrar a viabilidade da atividade leiteira na região, mais de 1.000 pessoas participaram do dia de campo realizado na Granja Ortiz, entre elas, produtores de leite de varias regiões do Brasil, estudantes, profissionais do setor leiteiro e pesquisadores da área.
 
Imagem 1. Evento reuniu interessados de todo o Brasil
 
A Granja Ortiz, cujo principal produto final é o leite (52.400/litros/mês), recebe capacitação continuada de diversos especialistas do projeto PISA (Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Microbacias Hidrográficas), numa parceria do Sebrae, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal do Paraná.
 
Os resultados obtidos até agora servem de exemplo para as demais propriedades rurais. Inserida numa região característica de área com gado de corte, a propriedade logo se destaca pelo contraste de suas pastagens bem manejadas em relação às áreas de campo, predominante na região.
 
Assistido desde 2007, a imagem 2 (abaixo) mostra os resultados do trabalho em conjunto entre a família e os técnicos que assistem a propriedade:
 
Imagem 2. Gráficos de produção de leite por área e custo operacional de produção.
 
Na imagem 2, percebe-se que a produção de leite por hectare em 2012 triplicou em relação a 2008, quando esta era de 4.258 litros de leite por hectare, isso foi possível aplicando o conceito de manejo da pastagem do programa, controlando a altura de entrada e saída das vacas dos piquetes, sem rapar o pasto, deixando assim sempre uma boa proporção de folhas pós-pastejo, o que significa:

  • Maior atividade fotossintética da planta = rebrota mais rápida;
  • Maior massa de raízes;
  • Maior proteção e retenção de umidade no solo;
  • Maior incorporação de matéria orgânica ao sistema;
  • Maior ciclagem de nutrientes no sistema;
  • Otimização da adubação e redução de custos no médio prazo.
Por falar em custo, o gráfico da imagem 3 mostra a redução do custo operacional de produção no período, devido a intensificação da área de pastagens, redução no uso de concentrado e no teor de proteína do concentrado, como mostra a imagem abaixo:
 
Imagem 3. Gráficos de oferta de ração concentrada e teor de proteína bruta.
 
Além da redução no uso da ração concentrada, também foi possível reduzir o teor de proteína bruta da ração fornecida, pois sabe-se que a pastagem bem manejada e adubada garante teor alto de proteína bruta na dieta total das vacas em lactação.
 
Assim percebe-se que a melhoria das pastagens e o respectivo ajuste na dieta permitem redução no custo de produção de leite, aumentando a rentabilidade da atividade e constituindo um caminho sólido para a manutenção de propriedades rurais viáveis no ponto de vista produtivo, econômico, social e ambiental.
 
 Imagem 4. Os Participantes do evento durante visita para conhecer o sistema de Produção.
 
Outras Fotos da granja/evento:
 
 
 
 
Fotos: Calisto Pauli e Granja Ortiz.
Informações e números da Granja: PISA.