segunda-feira, 30 de abril de 2012

SEMINÁRIO DO LEITE NA FENASOJA ACONTECE NO DIA 04 DE MAIO

Durante a Fenasoja 2012 estará sendo realizado o 5° Seminário do Leite onde será discutidos temas como irrigação, produção leiteira, pesquisas desenvolvidas para a região noroeste e a diversificação produtiva nas terras baixas.

O seminário acontece a partir das 14 horas do dia 4 de maio (sexta-feira) no Centro Administrativo do Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, com os seguintes assuntos:

1 - Mais Água, Mais Renda – Coordenador técnico do Programa de Expansão da Agropecuária Irrigada – Paulo Lipp João;
2 – Desafios para crescer com leite – Wilson Zanatta – Presidente do Sindilat RS;
3 – Novos horizontes para a diversificação das terras baixas – Claudio Pereira – Presidente do Irga.

Foto: Vaca Jersey que já produziu 20 caixas de leite (caixa de 2.000 litros exposta na feira).

No Leite Show RS, exposição voltada à pecuária leiteira, estão as vacas e novilhas campeãs do concurso de leite e sólidos da feira em 2012 e também a vaca Jersey (foto acima) que produziu 44.217 kg de leite em 2254 dias de lactação, ou seja, uma média de 19, 61 kg de leite por dia. Com média de gordura de 4,71% e de proteína de 3,80%, ela produziu até o momento 2084 kg de gordura e 1679 kg de proteína.
Fotos: Anderson Danette

CONHECIDOS OS CAMPEÕES DO CONCURSO LEITEIRO E DE SÓLIDOS DA FENASOJA 2012

O Concurso Leiteiro da 19ª Fenasoja, que iniciou na sexta-feira com a primeira ordenha, encerrou neste final de semana, com o tradicional Banho de Leite, nos produtores dos animais premiados. A Feira divulgou também os vencedores no Concurso de Sólidos, que premia a quantidade de sólidos presentes no leite e a qualidade.

Na categoria jovem holandesa a vaca CR Herby 839 Bond C.S.P, da Cabanha Rottili Rodrigues, de Santo Augusto, levou o primeiro lugar, com uma produção de 63.340 quilos de leite. Na categoria adulta holandesa venceu a vaca C.Rodrigues Rob 467 Congo CR, também da Cabanha Rottili Rodrigues, com uma produção de 66.800 quilos. O mesmo animal foi o campeão no concurso de sólidos, com 7,67 quilos de sólidos no leite.

Na raça Jersey, a campeã na categoria jovem foi Gema Escala Alfa Dunkirk, da Cabanha Gema, de Santa Rosa, com produção de 40.650 quilos. Na categoria adulta a campeã foi Ancora Keeper do Cinco Salsos 588, da Cabanha da Maya Pap, de Bagé, com 57.715 quilos. No concurso de sólidos da raça, a campeã foi a vaca Cotrijui 10835 EG Betina, com 6.78 quilos de sólidos no leite.

A 19ª Fenasoja segue até o dia 06 de maio, no Parque Municipal de Exposições em Santa Rosa. Nesta segunda-feira ocorrem julgamentos morfológicos das raças Jersey e Holandesa.

FONTE: ClicRbs e Assessoria de imprensa da Fenasoja.

domingo, 29 de abril de 2012

COM A CHEGADA DAS PASTAGENS DE INVERNO

Geralmente após um período de restrição alimentar como ocorreu nos meses anteriores em decorrência da seca, onde produtores sofreram com a falta de silagem ou feno, observaram-se problemas com o rebanho o que refletiu em queda da produção leiteira, emagrecimento, debilitação e enfraquecimento dos animais.
Mas, o problema maior é que estas fêmeas podem ficar com leves ou graves distúrbios reprodutivos. Distúrbios estes que poderão ser desde atrasos no aparecimento de cio fértil após o parto como retenção de placenta, infecções uterinas e infertilidade permanente.
A carência de nutrientes é mais grave nas novilhas que ainda estão desenvolvendo o seu organismo e já se encontram prenhas e nas vacas de alta produção (acima de 25 litros/dia ) que não recebem suplementação no cocho, do que nas vacas de produção inferior. Todas estas dificuldades tendem a se findar com a chegada das pastagens de inverno, mesmo que tardiamente. A aveia e principalmente o azevém possuem muitos nutrientes entre eles as proteínas e pró-vitaminas (A D E), além de serem de ótima palatabilidade e digestibilidade, as vacas gostam mesmo.
O uso racional da cerca elétrica é de grande valia para que possamos triplicar a área de utilização das pastagens, e desta forma fornecer sempre uma forragem tenra e nutritiva por mais tempo possível. Além do piqueteamento poderemos utilizar o plantio escalonado (2,3,4 áreas plantadas em épocas diferentes) e a adubação com nitrogênio.
Apesar das pastagens de inverno ser excelentes para a produção e para a engorda deve-se alertar ao risco de descalcificação que elas trazem. É, as pastagens de aveia e azevém são muito energéticas e forçam os animais a produzirem leite, porém são  muito pobres em Cálcio e Fósforo, pouco contribuindo com esses elementos. Comumente vemos vacas gordas recém paridas serem cometidas pela Febre do Parto ou Febre Vitular em meses de plena utilização de pastagens destas espécies supracitadas.

Portanto cuidado!

Utilize sal mineral de boa qualidade e em quantidade recomendada para cada animal conforme a produção e o peso vivo dos animais. E para vacas em final de gestação, no último mês, recomenda-se o uso do sal mineral Pré- Parto para tentar evitar a febre vitular. Bem alimentadas e bem suplementadas as vacas superarão as deficiências em pouco tempo e se tornarão novamente produtivas.
Foto 2: Aveia na proprieadade de Jeferson Berti, Três de Maio (21/05/2012)
Foto 3: Eladio Dalcin mostrando a aveia na propriedade, Jóia-RS (10/05/2012).

Matéria de: Rodrigo de Mattos Zambon
Fotos: Alencar Schneider e Gabriel da Silva.